Em comunhão com toda a Rede Concepcionista de Ensino, nossa escola trabalhou o tema central deste ano: a “Civilização do Amor”, aliando o tema mensal: a Paz, ao mês de agosto, que a Igreja no Brasil dedica às vocações. Assim, o Setor Pastoral propôs o Festival de Paródias, com tema: “Fazer florescer a paz: Vocação de todos!”, lançando um desafio a cada uma de suas 18 classes de preparar uma paródia sobre um tema vocacional específico, seguindo critérios que estivessem em consonância com os valores da escola.

 

O Festival foi lançado no dia da abertura do mês de agosto, realizada na sexta-feira, dia 04/08/17, ocasião na qual foram apresentados testemunhos sobre as três principais vocações: - o chamado à vida em família; - o chamado à vida consagrada {(religiosa(o)}; e - o chamado à vida sacerdotal, com a participação dos casais Vanusa e Renato, pais da Ana Clara do 2º A e da Maria Eduarda do 8º ano, e da Andressa, coordenadora pedagógica e seu esposo Felipe; das Irmãs Sarah, Rufina e Olímpia e do Pe. Jefferson, Capelão do Colégio, tratando de cada um dos temas supracitados.

 

Professores e alunos se empenharam de maneira entusiasmada resultando num lindo festival, que encerrou o mês de agosto, na quinta-feira, 31/08/17, alcançando o objetivo almejado: levar todos os alunos a refletirem sobre as várias vocações e, especificamente, sobre sua própria vocação. Durante o mês enfatizou-se o primeiro chamado que todos recebemos: o chamado à vida, manifestação do Amor de Deus, e, portanto, vocacionados ao amor.

 

Parabenizamos a todos que se dedicaram e abraçaram esse lindo projeto. Todos foram vencedores por terem participado de maneira ativa e muito criativa.

 

Publicamos abaixo o resultado final do Festival, lembrando que, considerando que todos foram vencedores, no próprio dia 31/08/17, já receberam uma lembrança, que foi bastante apreciada pelos alunos (um pequeno coração parabenizando-os com um chocolate). Além disso, a escola decidiu também fazer a premiação de cinco classes, utilizando como critério para isto, a quantidade de salas participantes de cada nível de ensino, e como critério para a escolha das classes vencedoras, o resultado dado pelos jurados que compareceram ao Festival, no dia 31/08/17, avaliando a letra da música, o comportamento e a desenvoltura e apresentação de cada classe. No próximo dia 22 de setembro cada classe receberá seu prêmio surpresa.

 

Agradecemos especialmente aos professores, que abraçaram esse projeto, à Direção da escola que se empolgou e deu total apoio, a todos os colaboradores da escola que ajudaram de maneira dedicada, e, particularmente, aos jurados, amigos da Escola e das Irmãs Concepcionistas, que deram um brilho especial no dia do Festival: Pe. Bruno, CMV, Zuleide Maria P. dos Santos e José Carlos Barbosa da Silva, no período da manhã, e Mis. Federica Vio, Antonia Salvatti e Jéssica de Oliveira Santos.

 

As cinco classes que serão premiadas, no próximo dia 22 de setembro, são:

·         período da manhã: 1º lugar: 8º ano; 2º lugar: 1º A;

·         período da tarde: 1º lugar: 1º B; 2º lugar: 1ª Etapa e 3º lugar: 4º B.

 

 

Confira nos arquivos anexos, as letras das músicas parodiadas e também as fotos abaixo, que marcaram esses momentos ricos em criatividade e em valores.

No dia 11 de agosto, solenizamos a Memória de Santa Clara de Assis e o Dia do Estudante. Neste dia tão importante, celebramos, com a comunidade educativa, uma Missa em ação de Graças e demos abertura ao mês vocacional. Presidiu a Missa o Padre Jefferson Sampaio, Capelão do Colégio e os alunos tiveram uma participação ativa, através da leitura da Palavra de Deus, das preces, e da entrada com símbolos que desviam o estudante do objetivo de ser aluno, como a preguiça, os jogos eletrônicos e a distração em geral, pedindo perdão ao Senhor, no momento do Ato Penitencial. Também foram apresentados os símbolos do estudante Concepcionista, no momento da apresentação das oferendas: o uniforme, a agenda escolar e um livro do Ensino Religioso, um grande diferencial da rede Concepcionista de ensino.

 

Dois presentes marcaram essa linda festa, o primeiro: no momento de ação de graças, cada classe ganhou uma caixa de orações, onde os alunos, e também colaboradores da escola, poderão escrever seu pedido ou agradecimento a Deus, através de um papel próprio para isso, e contará com as orações de seu Capelão, Pe. Jefferson, e de todas as Irmãs Concepcionistas do Recanto Betânia, e dos que se sentirem motivados a entrar em Sintonia com esse projeto. Esse presente, adquirido pela Direção da escola, e que ficará para sempre nas salas de aula, graças a uma estante, para cada classe, doada pela professora de Geografia do Ensino Fundamental 2: Rejane Freitas, quer reforçar nos alunos a importância da oração, diálogo com Deus, que muitas vezes trará para eles o consolo necessário para os desafios do cotidiano. A caixa de orações ficará num cantinho especial da classe, chamado “Cantinho Sintonia”.

 

Outro presente bastante apreciado pelos alunos foi o lanche, caprichado pelas cozinheiras da escola, que contou também com a doação da Padaria do Roque: um delicioso cachorro quente, que fez a alegria de todos. 

 

A primeira vocação que cada um de nós recebeu foi a vida, fruto do Amor de Deus. Por isso, somos chamados a propagar esse amor que como uma chama está vivo no coração de cada um de nós e para se manter acesa depende de nossas orações e atos de caridade para com o próximo.

 

No dia 10 de junho foi realizada na escola a tradicional festa junina! A festa junina é uma festividade que ocorre durante o mês.

 

Estas festas são homenagens aos santos Antônio, João e Pedro. De acordo com historiadores esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período colonial. Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.

 

Nossa festa junina teve como tema: Passando pelo Brasil, conhecendo nossa cultura!

 

Através desta bonita festa, homenageamos nosso país ferido por tantas desigualdades, mas bonito pela diversidade de cores, culturas, raças e ecossistemas.

 

Os alunos brilharam com as apresentações! Confiram as fotos!

 

 

 

 


 

Nos dias 10 e 11 de maio aconteceu na Expo Imigrantes, em São Paulo, a Feira BETT EDUCAR, com o objetivo de criar um futuro melhor pela transformação da educação e com a missão de reunir pessoas, práticas e tecnologias para propiciar o desenvolvimento dos educadores, maximizando a aprendizagem dos alunos.

Os professores Rafael Pacheco, Tatiana Freitas e Tayna Oliveira, a Diretora Pedagógica Rosangela Santos e a Coordenadora Pedagógica Andressa Leal estiveram na feira. Participaram de palestras com renomados educadores como Mario Sérgio Cortella, Augusto Cury, Katia Smolle, Cezar Callegari, Eduardo Shinyashik entre outros. E depois partilharam com os demais educadores do CERB, na reunião pedagógica do dia 20 de maio.

 

 

 

[sigplus] Critical error: Image gallery folder artigos/baile-da-alegria-11-02-2016 is expected to be a path relative to the image base folder specified in the back-end.

As turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I participaram do Baile da Alegria, nesta sexta-feira (05/02), no Colégio Madre Carmen Sallés.

 

Confira as fotos do evento.

 

{gallery}artigos/baile-da-alegria-11-02-2016{/gallery}

 

            

 
rodape