Notícias
Nov.
04
CONSTRUINDO CANTEIROS E PLANTANDO SEMENTES
A ideia da construção deste projeto começou algum tempo atrás quando percebi a dificuldade de alguns alunos em matemática referente o assunto frações. Alguns alunos tinham dificuldade de compreender frações de forma teórica.
A partir de algumas discussões sobre o assunto em sala de aula, surgiu a ideia da construção de canteiros para fazer uma horta e, os alimentos colhidos, seriam para o próprio consumo dos alunos.
Em conversa com os alunos sobre o projeto começamos a construir canteiros para horta, utilizando a matemática, na prática.
Desenvolvemos os cálculos da área e perímetro com o uso de trena, também estudamos sobre a importância da utilização de sobras de alimentos e resíduos orgânicos da merenda escolar, para fazer a compostagem na terra e o preparo de adubos e estudamos juntos sobre como transformar diferentes informações em gráficos.
Neste projeto foi necessário o estudo de números decimais, conceito de unidade de medidas, dezena, centena e frações, para o cultivo da quantidade de canteiros com o plantio das hortaliças.
Foi uma experiência incrível, pois a alegria da colheita incentivou os alunos a fazerem pequenas hortas em suas casas.
Espero que possam multiplicar a ideia!
(Marcio Henrique – Professor de Matemática)